GoCup

O GoCup é o maior torneio de futebol infantil da América Latina, no qual participam grandes times de todas as partes do mundo. Crianças entre 7 e 12 anos são as estrelas que fazem o campeonato um enorme sucesso.


Com o crescimento exponencial desde que foi concebido, os organizadores do GoCup viram a necessidade de modernizar o seu sistema de gestão de campeonatos, bem como trazer a comunicação com seu público para a era digital. 

Aplicativos Android e iOS do campeonato

Com o desafio posto e uma janela muito curta de tempo, o projeto começou com a técnica de imersão in DETAIL, durante a qual exploramos e refinamos a jornada digital tanto dos coordenadores dos clubes, quanto dos pais e atletas mirins participantes. Nesse processo, enumeramos os diversos requisitos, prototipamos a solução e quantificamos o esforço. O resultado dessa primeira etapa foi um backlog de produto que nos permitia dar início aos sprints de desenvolvimento.

Toda a organização do torneio, desde sua estruturação até o registro de súmulas, passando pelo cadastros de atletas, equipes, clubes e credenciais, é feita na plataforma web. O sistema foi desenvolvido em Ruby on Rails juntamente com o Realize.js (framework open source criado e mantido pela Working Minds para criação ágil de front-ends dinâmicos usando Material Design e React.js). Essas escolhas foram fundamentais para o sucesso do projeto devido à robustez e agilidade do desenvolvimento para sistemas web.

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Sistema de gestão de campeonatos

Os aplicativos para IOS e Android consomem os dados do sistema de gestão e são a ferramenta para acompanhamento do torneio não só para os atletas, mas também para os responsáveis e coordenadores dos clubes. A classificação dos times em um determinado campeonato, o desempenho dos atletas e os locais e datas dos jogos são exemplos de informação disponível por esse canal. O desenvolvimento foi feito de forma híbrida e o consumo dos dados é feito via uma interface REST minimalista para baixo consumo de dados.

Essa solução multiplataforma e multilingue foi produzida numa janela de 10 semanas, desde o levantamento de requisitos até a implantação do sistema de gestão e disponibilização dos aplicativos nas lojas iTunes Store e Google Play. Durante o evento, a equipe Working Minds deu suporte técnico 'in loco' para garantir que a única preocupação dos atletas fosse o futebol.

Números do evento