Quality Engineering

Nós temos orgulho em trabalhar com o que chamamos de um Processo de Desenvolvimento Ágil com Qualidade. Entendemos que a qualidade deve ser perseguida em todas as etapas do projeto.

A qualidade somente pode ser alcançada quando o time tem conhecimento da solução a ser desenvolvida, com ferramentas de apoio apropriadas e pontos de revisão/controle das atividades.

Utilizamos metodologias ágeis no desenvolvimento de soluções, executando diversos Sprints (que podem ser considerados como fases do projeto, que duram em média 2 semanas cada), onde o time de desenvolvimento participa das reuniões de planejamento, reuniões diárias, fase de QA (Quality Assurance ou garantia da qualidade) e retrospectiva do sprint.

SCRUM na WKM
SCRUM na WKM

Todo o desenvolvimento é acompanhado por um arquiteto de software, que é responsável por verificar se a infraestrutura de integração contínua e testes está funcionando de maneira adequada, se o time está desenvolvendo código limpo e se o processo de code review (revisão de código) está ocorrendo para cada tarefa sendo entregue. Dessa maneira, o nosso time é capaz de identificar erros e falhas de entendimento durante a execução de cada tarefa e diariamente através de relatórios de execução de testes automatizados.

O conhecimento coletivo, considerado chave para a qualidade, é alcançado através das reuniões de planejamento e do processo de code review.

Ao final do projeto e de cada Sprint trabalhamos com a equipe inteira do projeto em um processo chamado bugbash, onde o time busca erros na solução e o profissional que encontrar mais itens ganha um prêmio.

Além disso, acompanhamos os primeiros dias da solução em produção buscando atender à eventuais ocorrências nesse período, numa etapa chamada operação assistida.