Code Rescue

Código Limpo


Isso pode soar estranho, mas código-fonte apodrece. Sim, você leu certo: código apodrece! De fato, esse é o termo que melhor descreve o que acontece com bases de código que sofrem alterações por anos e anos se o time de desenvolvimento não tiver muita disciplina para mantê-lo limpo.

Para manter uma base de código limpa, é necessário que o código seja frequentemente reorganizado sem que sua funcionalidade seja necessariamente alterada. A esse processo damos o nome de refatoração. Entretanto, reorganizar o código pode gerar efeitos inesperados pelo desenvolvedor, então é muito importante que haja um mecanismo que permita informar se algo foi quebrado com a alteração. Esse mecanismo é a suíte de testes automatizados.

Recupere seu Código


Geralmente, sistemas mais antigos não possuem uma suíte de testes automatizados abrangente, e é isso que gera um efeito em cascata, impactando na perda de produtividade da sua equipe: sem uma suíte de testes é difícil ter segurança para refatorar o código e sem refatorar o código é difícil introduzir novas funcionalidades. Além disso, o desenvolvedor precisa testar manualmente diversas partes do sistema.

Nosso time possui anos de experiência revertendo esse tipo de cenário. Identificamos os melhores pontos para aplicar estratégias que permitem isolar partes do código que são problemáticas e salvar o máximo do código legado possível. É um trabalho minucioso, que se feito da forma correta, permite que muito do seu código legado seja reaproveitado e refatorado.

Ganhe Velocidade Novamente


Com uma estratégia de recuperação de código em execução, conseguimos aplicar os princípios do Desenvolvimento Ágil na modernização do seu legado. Isso habilitará seu time a encarar novos desenvolvimentos de outra maneira ao:

  • Trabalhar nos itens de alta prioridade do seu backlog;
  • Ter segurança ao implementar uma alteração, sem receio de que o sistema não estará sendo quebrado em diversos outros lugares;
  • Ganhar um ritmo de trabalho;
  • Eliminar a frustração e melhorar a motivação da equipe.